Main Article Content
O enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes brasileiros: Reflexões sobre a importância da participação da escola na rede de enfrentamento Sexual violence against children and adolescents in Brazil: reflections on the importance of the school's participation in the network of confrontation.
Abstract
Problematiza-se neste artigo o fenômeno da violência sexual contra crianças e adolescentes, destacando-se a necessidade da promoção do enfrentamento, por parte do estado e da sociedade, desta forma de violência que vitima milhares de crianças e adolescentes brasileiro. Discute-se, inicialmente, o fenômeno da violência sexual contra crianças e adolescentes, apresentando-se os impactos que este tipo de violência exerce sobre o desenvolvimento daqueles sujeitos. Reflete-se sobre a escola como um espaço que precisa promover o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, por meio de práticas preventivas e também pelo encaminhamento adequado, para os órgãos e instituições competentes que integram a rede de proteção de suspeitas, de suspeitas ou confirmação de casos que vitimizam os estudantes que a integram. O estudo é o resultado de uma revisão de literatura de conveniência, que foi desenvolvido seguindo-se as seguintes etapas: partimos da elaboração da pergunta de pesquisa; fizemos a busca na literatura; procedemos a seleção do corpus da pesquisa; realizamos a extração dos dados; promovemos a síntese dos dados e finalmente realizamos a redação e publicação dos resultados. Por meio da revisão realizada buscou-se responder a seguinte questão central: o que a literatura especializada aponta acerca das contribuições da escola para o enfretamento da violência sexual cometido contra crianças e adolescentes? O estudo realizado permitiu concluir que a violência sexual cometida contra crianças e adolescentes é um fenômeno que impacta fortemente no desenvolvimento destes sujeitos e que a escola se apresenta como uma importante instituição na rede de enfrentamento deste tipo de violência, sobretudo por meio da adoção de práticas curriculares e pedagógicas que contribuam, sobretudo, para prevenir este tipo de violência.
English Abstract: This paper discusses, initially, the phenomenon of sexual violence against children and adolescents, presenting the impacts that this type of violence has on the development of these subjects. It reflects on the school as a space that needs to promote the confrontation of sexual violence against children and adolescents, through preventive practices and also by the appropriate referral, to the competent organs and institutions that integrate the protection network of suspected, suspected or confirmed cases that victimize the students that integrate it. The study is the result of a systematic literature review and concluded that sexual violence committed against children and adolescents is a phenomenon that strongly impacts the development of these subjects and that the school presents itself as an important institution in the network to confront this type of violence, especially through the adoption of curricular and pedagogical practices that contribute, above all, to prevent this type of violence.
Keywords: Sexual violence; Children and adolescnts; Defense of rights